11 jul 2017

A saúde do músico: fisioterapeuta ministra masterclass

 

A vida de um músico pode ser repleta de realizações: shows várias noites por semana, prestígio em seu grupo social, amizades e muitas viagens por todo o país. Mas, para alcançar certos níveis de profissionalismo, o músico tem de se dedicar muito e, às vezes, extrapola seus limites físicos. A saúde dos profissionais da música é muito importante e precisa de cuidados cotidianos para que no futuro isso não impeça o exercício da profissão.

O Inverno Cultural promove, no dia 27 de julho, a masterclass A saúde do músico – o corpo na performance musical. Quem ministra o curso é a fisioterapeuta e musicista Carolina Valverde, que vai fala sobre a realidade da saúde dos profissionais da música no Brasil. Depois disso, Valverde dá dicas para que os traumas mais comuns entre os músicos não aconteçam.

De acordo com ela, os principais problemas de saúde que os músicos apresentam são fruto do mau uso e posicionamento incorreto dos instrumentos e até mesmo a falta de preparo antes das apresentações. Com o decorrer do tempo, podem aparecer algumas doenças e lesões geradas pelo exercício rotineiro, como tendinites e problemas na coluna.

Valverde alerta para os cuidados necessários que os profissionais devem tomar todos os dias, e que devem levar isso a sério: eles precisam ter “atenção com as questões ergonômicas, com os hábitos de vida, com a técnica do instrumento, com aquecimento corporal, com o estudo das peças musicais”, além do tratamento imediato, caso ocorra alguma lesão.

Além dessas dicas e conselhos para os músicos, serão feitas avaliações cinesiológica e biomecânica – a primeira estuda os movimentos, e a outra a aplicação da mecânica dos corpos. Durante essas duas avaliações, é possível identificar os motivos pelos quais os músicos “criaram” os problemas de saúde que têm. A partir disso, Valverde vai trabalhar com algumas técnicas que podem auxiliar no tratamento dessas lesões, como alongamentos e correções de postura. Os músicos que quiserem podem levar seus instrumentos.

As inscrições para a masterclass acontecem a partir do dia 13 de julho, quinta-feira, no Centro Cultural da UFSJ. Vale lembrar que a masterclass é gratuita e direcionada para  instrumentistas, cantores e regentes.

Texto: Andreza de Cácia

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.