13 jul 2017

Arte em quadrinhos na oficina de criação literária

 

“As HQs são uma experiência semiótica radical onde imagens e palavras se amalgamam formando uma terceira modalidade de texto”, conta o educador social e artista Gilson Ribeiro. Durante o Inverno Cultural, as HQs terão seu lugar especial, com a Oficina de Criação Literária em Quadrinhos, ministrada por Gilson entre os dias 24 e 27 de julho.

Os temas trabalhados fluirão das próprias experiências de cada participante. “Os temas trabalhados serão inspirados nas vivências e no cotidiano”, explica Gilson. A oficina tem viés educativo, tendo como objetivo despertar a expressão criativa, estimulando o desenvolvimento de narrativas que mesclem elementos imagéticos e palavras.

A oficina será ministrada como uma aula regular, em que os alunos e alunas sentam-se em carteiras, com papel e caneta em mãos, enquanto o professor discorre e cria um “texto oral ilustrado” com o auxílio do quadro negro. “Os alunos são instigados a produzir, independentemente do nível de desenvoltura de seus desenhos”, explica Gilson.

Em sua carreira, Gilson trabalhou como educador social, atuando em um projeto com meninos em situação de rua. “Usei a linguagem como uma possibilidade de o educando se reconhecer e refletir sobre seu estar no mundo”, conta. Também atuou como oficineiro em escolas públicas, com um projeto semelhante, além de ter produzido HQs com objetivos didáticos.

Podem se inscrever na oficina pessoas maiores de 13 anos. Recomenda-se levar papel, lápis preto, folhas sulfite (A4), borracha e canetas hidrocor. As inscrições custam R$ 15 e devem ser feitas até o dia 21 de julho, presencialmente, no Centro Cultural UFSJ.

Texto: João Vitor Bessa

Foto: Leandro Nunes

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.