21 jul 2015

Auto da Barca do Inferno no Inverno em São João

Clássico português foi encenado por atores da Universidade da Terceira Idade

Auto da Barca do Inferno é um clássico da literatura portuguesa que atravessa gerações. A história escrita por Gil Vicente, no século XVI, é tão marcante que foi capaz de sair das páginas dos livros, subir aos palcos, ganhar as telas dos cinemas e diversas adaptações em diferentes meios. Mas o que distingue a apresentação desse espetáculo no 28º Inverno Cultural de outros já encenados? O fato de todos os atores que encarnaram as personagens consagradas da história serem alunos do Programa Universidade na Terceira Idade.

O grupo sênior de atores faz parte desse programa de extensão, que oferece várias oficinas voltadas para esse público. Nas de Teatro, o trabalho culminou com a encenação da história de duas barcas que se encontram em um porto. Uma barca, guiada pelo diabo, leva para o inferno; a outra, guiada por um anjo, ao céu. Os que morrem chegam pela margem e são julgados pelo diabo e pelo anjo, mas apenas este tem o poder da absolvição. Os agraciados são levados para o céu na barca angelical.

A peça de Gil Vicente faz uma relação clara entre vida e morte, céu e inferno, absolvidos e acusados, bons e maus. O diretor da peça, José Domingos, destacou que a escolha do texto para aqueles alunos não foi gratuita. “As falas são menores, o que facilitou a memorização. O texto também garante possibilidades de improviso, com uma certa comicidade como pano de fundo. Nossos atores adoraram, a primeira apresentação foi um sucesso, que esperamos repetir agora para o público do Inverno Cultural.”

Os atores tinham idades que variavam entre 60 e 82 anos. Entre eles, Dona Rosária, que fez o Anjo 2. Para ela, não existe nada melhor do que atuar. “Eu amo! O nosso grupo é maravilhoso! No dia da apresentação corre um nervosismo, mas no palco um ajuda o outro e acaba dando certo.”

Quando: 20 de julho

Onde: Sala Preta do Campus Tancredo Neves

Hora: 17h

Direção e adaptação: Domingos de Souza

Programa Universidade na Terceira Idade

O projeto foi criado em 1995, e tem como objetivo a preparação e o acompanhamento da entrada e vivência das pessoas na terceira idade por intermédio de meios educativos. Segundo a coordenadora do Programa, Maria Anália Catizane Ramos, a cada ano aumentam as possibilidades de atendimento de um número maior de idosos, não só de São João del-Rei, mas também de cidades vizinhas.

Texto: Thobias Vieira.

Foto: Eric Stefani.

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.