14 dez 2016

Coletivo elabora propostas para o Inverno Cultural UFSJ

 

A segunda reunião do coletivo de artistas e produtores culturais da região formado há quinze dias no Teatro da Pedra aconteceu na última segunda-feira (12). Durante o encontro, representantes de setores artísticos discutiram demandas de suas áreas a fim de criar sugestões a serem levadas para a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX). A intenção desses encontros é estreitar os laços entre a comunidade artística e a entidade.

A ideia da criação de um calendário anual de atividades culturais que teriam o ápice na semana do Inverno Cultural UFSJ foi aprovada por unanimidade. As ações ocorreriam de maneira descentralizada em bairros para além do centro de São João del-Rei. Outro tópico levantado foi o interesse dos artistas em oportunidades de capacitação e qualificação por meio de oficinas, palestras e workshops que seriam ofertados pelo corpo docente e convidados da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

As atrizes Gheysla Nascimento e Priscila Mathilde propuseram a participação de artistas da comunidade na comissão curatorial dos editais do evento. “Seria interessante que houvesse duas pessoas da Universidade e dois artistas da comunidade para equilibrar a curadoria”, afirma Nascimento.

O doutorando em Administração pela UFMG, Everton Rodrigues, citou o exemplo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Juiz de Fora e propôs a criação de um modelo semelhante em São João del-Rei. Essa seria uma possibilidade de fortalecer o setor artístico da cidade. Para Rodrigues, os artistas deveriam se familiarizar com os editais de fomento à cultura e não olhá-los como empecilho para a classe: “da mesma forma que um artista dedica horas de estudos para uma apresentação, deveria se aplicar à leitura e interpretação dos editais.”   

As propostas elencadas serão direcionadas à PROEX.

Texto e foto: Alícia Antonioli.

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.