05 jul 2017

De jogos teatrais a palhaços, conheça as oficinas de Artes Cênicas

 

Teatro, dança, circo, expressão corporal. As oficinas de Artes Cênicas disponibilizadas pelo Inverno Cultural abrangem as mais diversas manifestações artísticas acerca do tema. O intuito é proporcionar conhecimento e diversão a diferentes públicos e faixas etárias, de adolescentes que queiram ter um contato maior com a arte até estudantes e profissionais com experiência. As inscrições vão até o dia 9 de julho e os interessados devem realizar o cadastro no site www.invernocultural.com.br, aba “Guia de oficinas”.

Duas das oficinas abertas, a de Teatro para a melhor idade e a de Jogos Teatrais: dinâmicas e brincadeiras para jovens acontecem no bairro Araçá, além de proporcionar atividades aos moradores, essas oficinas também promovem intercâmbio de ideias entre pessoas de lugares diferentes. Segundo Marcelo Rocco, coordenador de Artes Cênicas do Inverno Cultural e professor das oficinas, esse diálogo entre alunos, bolsistas e moradores formam vínculos, professores e espectadores. O material não chegava aos bairros, então, os presidentes de associações de bairros, em conjunto com a Universidade Federal de São João del-Rei, criaram o projeto de acordo com a necessidades de cada lugar.

Algumas oficinas serão destinadas apenas a alunos de Teatro ou a pessoas que já tenham conhecimento na área. São elas: Thymos – a organicidade como princípio, (In)Visibilidade e (Im)Permanência: relações entre corpos e cidade e Encontro com o Grupo Galpão. O Galpão é um dos mais importantes grupos teatrais de Minas, com 35 anos de história.

Para os diversos públicos, estão disponíveis as oficinas A imersão sobre o palhaço através do jogo teatral, Improvisação teatral: o jogo do personagem tipo, e as oficinas pagas Procedimentos de atuação épico-dramática, Quanto mais você olhar para a mesma coisa, mais o significado vai embora e Tecnologias da cena em rede.

As oficinas pagas custam R$ 15 e disponibilizam 25 vagas.

Texto: Iara Furtado
Foto: Victor Hugo

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.