15 jul 2017

Gaymada, um espetáculo em que a homofobia não tem vez

 

Já imaginou um Campeonato Interdrag de Gaymada em São João del-Rei? Não sabe ainda do que se trata? A gente explica: oito times de seis pessoas compõem o jogo, mais a presença de quatro líderes de torcida, uma DJ e uma juíza. Durante os intervalos ocorrem as performances – shows – dos jogadores, que vão caracterizados a cada partida. Os times são formados de maneira aleatória, sem haver classificação de idade, etnia, físico e, principalmente, identidade ou orientação sexual.

O espetáculo  acontece em espaços abertos e se assemelha a campeonatos esportivos, mas o verdadeiro objetivo é  levar ao público de forma descontraída e suave discussões sobre a sexualidade.

É a primeira vez que o coletivo Toda Deseo traz a São João del-Rei o espetáculo, já realizado em algumas capitais como Belo Horizonte e Curitiba. A Toda Deseo é um coletivo de artistas mineiros, envolvidos com questões relacionadas às identidades de gênero. Suas ações de resistência, visam à  inclusão e luta contra o preconceito.  A gaymada  surgiu de uma reunião do coletivo e amigos que queriam ocupar espaços públicos da cidade no intuito de desmitificar a ideia de que a população LGBTQI só está presente à noite, nas boates.

“A expectativa é sempre positiva em relação às apresentações da Gaymada, o público é sempre muito diferente, mas sempre muito animado. Esperamos a  disposição das pessoas para o diálogo, para o jogo, para a ferveção’’, afirma um dos responsáveis, David Maurity.

A atividade vai ocorrer no dia 22 de julho, entre 17h30 e 18h, na praça Bom Jesus de Matozinhos, no bairro Matozinhos.

Texto: Michele Carvalho
Foto: Divulgação Gaymada

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.