07 jul 2017

Movimento e Letra: diversão literária para as crianças

 

A oficina Literatura do Movimento: corpo e palavra na construção do imaginário infantil traz para as crianças uma proposta que agrega dança e literatura, proporcionando um aprendizado lúdico, interessante e indolor para os pequenos. Talvez você se pergunte: por que literatura para crianças?

A linguagem faz parte da construção humana. Em suas diversas vertentes e formas de expressão, ela conecta, cria interações, organiza sentidos e torna a vivência em sociedade possível. No processo formativo das crianças, trabalhá-la em todas as suas ramificações é essencial para uma formação integrada da pessoa. Dentre as diferentes expressões de linguagem existentes, aprender a língua em si e como utilizá-la pode ser um processo penoso ou agradável e lúdico. Juntar a escrita à literatura, pode auxiliar na promoção de um desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões sociais e enriquecer sua compreensão de mundo, empoderando-a como sujeito.

A literatura infantil é um caminho que proporciona à criança o desenvolvimento da imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Como instrumento de motivação e desafio, ela pode transformar as pessoas em sujeitos ativos, capazes de compreender o contexto em que vivem, modificando-o se necessário. Segundo Marcelle Louzada, que é pesquisadora de artes e responsável por conduzir a oficina, “a literatura, a música, a dança, a pintura, a escultura, todas as artes são importantes no processo de formação infantil. E mais, acredito que as artes são singulares na potência da formação do sensível”.

Explorando a interface entre a arte do movimento e a arte das letras, a atividade busca contribuir para o desenvolvimento das crianças, aumentando o potencial expressivo e comunicativo delas. Entre os exercícios, jogos corporais e cênicos, brincadeiras envolvendo coordenação motora, noção de espaço, estímulo ao diálogo e à criatividade, serão capazes de promover um contato integrado com a arte e a literatura, além de estimular o convívio infantil. Ainda sobre o intuito da oficina, Marcelle explica que “a literatura é o caminho para iniciar um mergulho que percorre as linguagens artísticas. A palavra estimula o movimento do corpo, a narrativa estimula a criação de cenários a serem explorados e a literatura, a dança, as artes visuais, se misturam em prol de uma experiência estética”.

Brincando com os sons, as letras, os movimentos e as histórias, as crianças de 4 a 10 anos poderão apreender uma sensibilidade que perceba novas cores no mundo. Os laços criados pela harmonia musical das letras prometem encantar os pequenos e introduzi-los ao fantástico mundo da Literatura. Para conduzir o momento, a oficineira não poderia ser outra: Marcelle Louzada é pesquisadora das artes e artista do corpo, mestre em Artes Visuais e doutoranda em Educação. Sua pesquisa transita entre arte, educação e a experiência da cidade.

Quem quiser proporcionar essa experiência de descoberta aos pequenos não pode demorar a inscrevê-los para a atividade, que acontece nos dias 27 e 28 de julho, das 14h às 18h. O custo da oficina é de R$ 15, e as inscrições terminam dia 9.

Para inscrever-se clique no link: www.invernocultural.com.br/guia-de-oficinas

Texto: Sarah Rodrigues

Foto: Victor Hugo

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.