07 jul 2017

O empoderamento feminino em foco no Inverno

 

A Percebe-te: oficina de fotografia Delas é uma das várias oferecidas no festival na área de Artes Visuais e vem com a intenção de promover o empoderamento do self, resgatando o contato entre as mulheres e buscando a valorização das características físicas e psicológicas por meio do ensino das técnicas de fotografia com o aparelho celular. Mas é bom entender o que é empoderamento.

Empoderar é uma palavra autoexplicativa. É o ato de dar ou conceder poder para alguém ou para si próprio. Hoje, o empoderamento visa conscientizar pequenos grupos sociais, as chamadas minorias, sobre a importância da sua visibilidade na hora de lutar pelos seus direitos. O empoderamento mais falado é o feminino, que incentiva as mulheres a reivindicarem sua igualdade de gênero.

O Delas é um projeto de extensão da UFSJ que veicula conteúdos feministas pelo site e promove ações socioeducativas em comunidades. A oficina acontece no dia 27 de julho, das 16h às 18h, na sala 3.15 do Campus Santo Antônio e será ministrada pelas idealizadoras do projeto e estudantes de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei, Clara Fernandes, Cícera Rosa, Mariana Ribeiro, Mariana Tirelli e Rebeca Oliveira.

Mariana Tirelli explica como surgiu a proposta de oferecer uma oficina no Inverno Cultural: “a oficina é inspirada em uma propaganda do sabonete Dove, mas a ideia veio em uma das nossas reuniões, em que conversávamos sobre os padrões que a sociedade impõe. Nós percebemos que as pessoas se sentiam cada vez menos satisfeitas com a aparência que tinham, e isso tem um impacto direto na autoestima de cada um. Pensando nisso, elaboramos uma oficina que integrasse a técnica de fotografia com o celular e a percepção que as pessoas têm sobre a própria imagem, o self”. Mariana explica que desenvolveram uma metodologia para que as pessoas se vejam tão bonitas quanto o mundo as vê: “a intenção é fazer com que as participantes saiam de lá felizes consigo mesmas”.

A oficina, que será prática com embasamento teórico no artigo “Meninas, Espelhos e Fotografias”, de Fernanda Perroni Carvalho, foi desenvolvida para um público-alvo de mulheres acima de 15 anos. Para participar não é necessário pré-requisito e nem levar material algum. As inscrições vão até o dia 9 de julho e são realizadas exclusivamente pelo site www.invernocultural.com.br/guia-de-oficinas. Com o valor de 15 reais, os boletos devem ser quitados no prazo de um dia útil para que as inscrições sejam validadas.

Texto: Ana Luiza Fonseca

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.