06 jul 2017

Reaproveitamento, uma alternativa ambiental e rentável

 

Já imaginou confeccionar vassouras com garrafas PET? A oficina Reciclagem e reaproveitamento de resíduos para adultos mostra que é viável e necessário, afinal reaproveita materiais que, muitas vezes, vão para o lixo – ou melhor, para lixões, aterros, rios e ruas! Segundo o estudo encomendado pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), em 2016, cerca de 15% da população do país tinha acesso à coleta seletiva – ou, em outras palavras, os outros 85%, que correspondem a quase 170 milhões de brasileiros, não separam resíduos para a reciclagem.

Na oficina, participantes terão a oportunidade de aprender na prática a fabricar vassouras com garrafa PET e, ainda, a trabalhar conceitos como reciclagem, reutilização e destinação de resíduos. Durante os dois dias de curso serão apresentados todo o processo de fabricação e as vantagens ao confeccionar o produto, em relação ao meio ambiente e também economicamente.

O oficineiro é o professor Artur Malafaia, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSJ, que tem atuação na área de materiais e em ações extensionistas ligadas ao ITCP-UFSJ, à ASCAS e à Fábrica de Vassouras de Coroas, todas com o propósito de capacitar e gerar renda a grupos de economia solidária e consciência ambiental.

O curso será realizado nos dias 24 e 25 de julho, das 14h às 18h, na sala 3.20 – Campus Santo Antônio/UFSJ. Para se inscrever, acesse www.invernocultural.com.br/guia-de-oficinas ou www.invernocultural.webcentric.online, até 9 de julho.

Texto: Michele Carvalho
Foto: Divulgação UFSJ Bioagradável

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.