23 jul 2015

Pela primeira vez no Brasil, Duo Orion se apresenta no Teatro Municipal

Pianista brasileira e violoncelista francesa executam performance de alto nível de dificuldade

O Duo Orion se apresentou na noite da última quarta-feira no Teatro Municipal de São João del-Rei. Uma brasileira e uma francesa se uniram há pouco tempo, mas já carregam experiência em turnês e concursos pela Europa. Apresentando músicas de difícil execução, o esforço de Elisa Aquino no piano, e Elsa Dorbath no violoncelo, brindaram o público com composições de Bartók, Brahms, Kabalevisky e Piazolla.

Pela primeira vez se apresentando no Brasil – estreando no Inverno Cultural –, a expectativa do duo era grande, principalmente de Elisa. Levar a música erudita para um público mais amplo é, para ela, uma das funções da música: “Eu acho lindo fazer parte de um evento como esse. Todo mundo que é da cidade pode vir, todo mundo é bem-vindo!”, diz. A pianista ressalta que “chegar aqui e fazer um trabalho pela música, para as pessoas, pelo prazer e pelo bonito, é realmente o que dá sentido ao nosso trabalho”.

Para haver sintonia entre o duo, há um árduo trabalho. “Tem que ser muito forte emocionalmente. Toda vez que a gente reapresenta, tem mais coisa para melhorar”, diz Elisa, que, para tocar em concertos, passa semanas a ensaiar, durante cinco horas por dia. O Duo Orion surgiu há pouco mais de um ano na Suíça, no conservatório onde Elisa estuda – Elsa já havia terminado os estudos. A união, segundo a pianista, foi fácil devido à convivência no conservatório.

O público aprovou o duo. “Achei maravilhoso o trabalho delas. Dá para perceber que as músicas são de difícil execução, e de muita beleza”, conta Luzia de Mendonça, artista educadora que veio à cidade para ministrar oficina no Inverno Cultural. Além de São João del-Rei, o Duo Orion se apresentou na série Música no Museu, em Belo Horizonte, no dia 29 de julho e na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, no dia 7 de agosto.

Texto: Filipe Augusto.

Foto: Eric Stefani.

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.