Promover encontros

Reunir diversidades

Ao longo de 29 anos, o Inverno Cultural UFSJ desenvolve ações para promover a formação cidadã pelas artes, democratizar o acesso à cultura, conviver com a comunidade e valorizar a cena artística.

O maior programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei é um festival de artes plurais, que acontece em julho em São João del-Rei/MG.

Objetivos:

  • Formação para a cidadania cultural.
  • Imersão gratuita em arte e cultura.
  • Capacitação e geração de renda dentro da economia da cultura.
  • Fomento ao turismo regional.

Áreas de atuação

Artes cênicas

Artes cênicas

Espetáculos, debates e formações em teatro, dança e circo.
Arte-educação

Arte-educação

Ambiente para educação infantil por meio da arte e cultura
Artes visuais

Artes visuais

Exposições, aulas abertas, oficinas, sessões de vídeo e cinema
Especiais

Especiais

Diversidades: lazer, cultura popular e arte inclusiva
Literatura

Literatura

Conversas a fio entre letras e memórias
Música

Música

Nos palcos e ruas, shows, recitais e concertos

Artes cênicas

Os eventos e oficinas de artes cênicas promovem um encontro entre público e artistas, em um efetivo diálogo entre realidades distintas e a ficção. A arte e o cotidiano se aproximam, concretizando lugares de reflexão e poesia, em um encontro de diversas estéticas teatrais.

Marcelo Rocco é diretor teatral e professor da Área de Licenciatura em Teatro da UFSJ. Doutor e mestre em Artes pela UFMG, com especialização em Arte e Cultura pela UEMG (Escola Guignard) e graduação em direção teatral e licenciatura em artes cênicas pela UFOP. Coordena o projeto de extensão “Urbanidades” e a pesquisa “Transeuntes – estudos sobre performance” na UFSJ. É Coordenador da área de Teatro do Inverno Cultural de São João Del-Rei (UFSJ) desde 2015.

Luís Firmato é graduando em Teatro pela UFSJ, coordena a área de artes cênicas do Inverno Cultural UFSJ desde 2015. Realiza performances e integra grupos teatrais.


Arte-educação

As oficinas e contações de histórias de arte-educação proporcionam momentos lúdicos e transformadores. Nelas, as crianças experimentam sua expressão mais espontânea, em um fazer concreto, vivenciando uma relação diferenciada com os sentidos, com o ato de ver, sentir o gosto e as texturas, cheirar, ouvir. Os canais sensoriais abrem as portas para que as crianças se descubram como sujeitos livres, criativos e participativos.

Déborah Engelender é artista visual, arte-educadora e psicopedagoga. Seu trabalho consiste em transformar materiais de desperdício em brinquedos, bem como escrever e ilustrar histórias. Realiza, há mais de 20 anos, oficinas para crianças, professores e interessados em descobrir que brincar e fazer arte podem trazer grandes revelações. Coordena, desde 2009, a área de Arte-Educação do Inverno Cultural UFSJ.


Artes visuais

As artes visuais abrangem variadas formas de expressão, como desenho, pintura, gravura, vídeo, dentre outras manifestações. O campo associa diferentes expressões artísticas a fim de gerar experiências estéticas que possibilitem a integração, reflexão e interpretação, caras ao desenvolvimento cultural pleno das sociedades contemporâneas.

Bruno Amarante é professor do curso de Artes Aplicadas na UFSJ. Mestre em Artes e graduado em Escultura pela UFMG. Artista plástico, tem como principal enfoque a cerâmica. Coordena a área de Artes Plásticas desde 2014.

Marcius Vinícius Barcelos é técnico em Comunicação Visual pelo SENAI; formado em fotografia pelas oficinas dos festivais de inverno da UFMG e em cinema pelas formações das mostras de Tiradentes. É técnico administrativo do Laboratório de Processos Fotográficos e fotógrafo do curso de Jornalismo da UFSJ. Coordena a área de Artes Visuais desde 2014.


Especiais

A área de Especiais privilegia segmentos que se complementam, diversidades, cultura popular, arte inclusiva, ecologia, patrimônio e artesanato, envolvendo também propostas culturais, educacionais e esportivas. O campo procura a qualidade de vida por meio da iniciação, reciclagem e aperfeiçoamento.

Aline Braga é chefe do setor de Projetos Artísticos e Culturais da UFSJ e coordenadora das ações do Centro Cultural da instituição. Produtora cultural e graduada em Sociologia, atua na equipe do Inverno Cultural UFSJ desde 2013.


Literatura

A literatura é vista como a arte completa: traz uma experiência mágica ao leitor por utilizar das palavras para (des)construir a realidade. A área leva a literatura para os espaços culturais, ruas e, principalmente, ao cotidiano das pessoas. Dá ao público a possibilidade de vivenciar e aprofundar o conhecimento no universo das letras. Para isso, oferece oficinas, recitais, performances poéticas, exposições, debates e outras atividades.

Jairo Faria Mendes é professor do curso de Jornalismo da UFSJ. Pós-doutor em Comunicação pela Universidade de Coimbra, doutor pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e graduado em Jornalismo pela UFMG. Autor do livro de poemas “O ovo do Mineirim: poesias iguais a poesias diferentes” (Jararaca Books, 2011), além de obras acadêmicas como “O Ombudsman e o Leitor” (O Lutador, 2003). Fez parte do júri da fase inicial do Prêmio Literário Portugal Telecom 2013.


Música

A área de Música coloca em cena uma multiplicidade de expressões para promover o diálogo e vivências musicais. Shows, concertos, aulas abertas, palestras e oficinas procuram conectar o público com novas roupagens e expressões estéticas do campo.

Salomé Viegas é flautista e produtora cultural. Iniciou seu estudos de flauta na Orquestra Ribeiro Bastos, orquestra que atua desde 1981. Estudou no Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei, onde concluiu o Curso Técnico em Flauta e Piano. Graduada pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Mestre em Performance pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora  de Flauta do Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei. Foi coordenadora da área de música do Inverno Cultural UFSJ durante 11 anos.

Contatos institucionais

Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira

Reitor da UFSJ

reitoria@ufsj.edu.br; (32)3379-2340

Weber Neder Issa

Contato institucional para patrocínio / Assessor de Relações Institucionais - UFSJ

(32) 3379-2345; (32) 9981-0174; weber@ufsj.edu.br

Ivan Vasconcelos Figueiredo

Coordenador geral do Inverno Cultural UFSJ e Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários

(32) 3379-2510; invernocultural@ufsj.edu.br

Bezamat de Souza Neto

Gestor administrativo do Inverno Cultural UFSJ e Presidente da FAUF (Fundação de Apoio à UFSJ)

(32) 3373-5515; presidenciafauf@ufsj.edu.br

Equipe

Telma Valéria de Resende

Coordenadora adjunta do Inverno Cultural UFSJ

(32) 3379-2503; telma@ufsj.edu.br

Sandra Rinco Dutra

Gestora do Inverno Cultural UFSJ

(32) 3379-2503; invernocultural@ufsj.edu.br

Alícia Antonioli

Bolsista de comunicação e produção cultural do Inverno Cultural UFSJ

(32) 3379-2503; invernocultural@ufsj.edu.br

Marcius Vinícius Barcelos

Coordenação de Fotografia do Inverno Cultural UFSJ

marciusvb@ufsj.edu.br

Bruno Leal de Carvalho

Coordenador de Comunicação do Inverno Cultural UFSJ

(32) 3379-2530; bruno@ufsj.edu.br; ascom@ufsj.edu.br

Francisco Ângelo Brinati

Coordenador da TV Inverno Cultural UFSJ

chicobrinati@ufsj.edu.br

Tom Valadares

Designer do Inverno Cultural UFSJ

evertonvaladares@ufsj.edu.br

Fernando de Castro Caves

Gerente Administrativo FAUF

evertonvaladares@ufsj.edu.br

Glauco Manuel dos Santos

Gerente Administrativo e Financeiro FAUF

evertonvaladares@ufsj.edu.br

Luciana da Silva Pena

Assessora Jurídica FAUF

evertonvaladares@ufsj.edu.br

Contato

Organização do Inverno Cultural UFSJ
Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, Centro, São João del-Rei/MG
(32) 3379-2503
Semear ideias

Compartilhar culturas