05 jul 2017

Um passeio ao universo das Letras

 

Para os amantes da Literatura, o Inverno Cultural UFSJ traz uma parada certeira: cinco oficinas na área prometem fomentar a escrita literária em São João del-Rei. Em definições exatas, a literatura pode ser entendida como a arte de compor e expor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos. Na prática, sabemos que o alcance da expressão artística das letras engloba muito mais: é forma de narrar a vida e reinventá-la, transpor sentidos em letras, poetizar o cotidiano e embelezar a existência.

Segundo o coordenador da área, Jairo Faria, “as oficinas de Literatura são importantes na formação das pessoas porque estimulam a escrita de forma lúdica, e nesse processo muitas pessoas acabam se descobrindo”. Ele destaca ainda a abrangência dos diferentes assuntos e vertentes literários trazidos nos cursos deste ano, que vão desde poesia social até a escrita autobiográfica.

Quem curte a união do universo das letras com o das ilustrações não pode ficar de fora da Oficina de criação literária em quadrinhos. Conduzida por Gilson Ribeiro, que já atuou como publicitário e ilustrador, a oficina vai explorar as histórias em quadrinhos como veículo de expressão criativa. Perceber os quadrinhos como uma forma artística e literária que busca a harmonização de imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia será o objetivo da atividade. Para participar, a noção de desenho não é necessária: seus pré-requisitos são ter mais de 13 anos e paixão por criar histórias.

Já os aspirantes a escritor podem se interessar pela oficina Escrever sem doer. O professor e autor de mais de 30 livros Ronald Claver Camargo vai exercitar com os participantes a escrita criativa, fora do modelo engessado imposto pelas escolas. Para Ronald, o ato de escrever liga-se intimamente à leitura, à reflexão e à cultura e, por isso, a oficina conta com a utilização de textos motivadores e indutores da criatividade, remetendo ao exercício da escrita, provocando discussões sobre a cultura e sobre a própria vida.

Em Literatura do movimento: corpo e palavra na construção do imaginário infantil, as crianças de 4 a 10 anos vão vivenciar uma proposta envolvendo corpo e palavra. Misturando literatura e dança de forma lúdica, a oficina promete contribuir para o processo de desenvolvimento integral da criança, estimulando o potencial expressivo e comunicativo dos pequenos. Jogos cênicos, brincadeiras envolvendo coordenação motora, noção de espaço, incentivo ao diálogo e à criatividade, terão como objetivo o contato da criança com a arte de maneira integrada, estimulando o protagonismo da criança. Marcelle Louzada, que conduz o exercício, é pesquisadora das artes e artista do corpo.

Apesar de, no âmbito poético, o culto ao gênio individual ser muito exercitado, as formas de poesia comunitária permeiam a história dessa arte e suas revoluções. Na oficina Poesia e as formas do agir comunitário, a história do fazer poesia coletivamente e suas práticas serão exploradas. O agir coletivo de algumas revistas, coletivos de poesia e a autoria compartilhada e diluída ontem e hoje, serão alguns assuntos tratados, perpassando também por outras temáticas literárias como Surrealismo, Futurismo, coletivos contemporâneos e arte contemporânea. Os participantes da oficina serão estimulados, com técnicas e proposições, a escreverem também coletivamente, em práticas de descentramento do eu nas expressões artísticas. Quem comanda a construção poética coletiva é o oficineiro, poeta e crítico, Rafael Zacca.

Olhar para si e falar do próprio eu pode parecer uma difícil missão, mas que, no entanto, é capaz de gerar frutos de autoconhecimento e até mesmo narrativas poéticas. Extrair esse “eu” escondido de cada um fará parte do esforço da professora e jornalista Janaína Barcelos na oficina Relicários: a elaboração de relatos de vida. Elaborar relatos de vida verbovisuais a partir de sua própria história, como processo de memória, construção de imagem de si e autoconhecimento, além do exercício da produção textual de forma verbal e visual farão parte das atividades.

Se algum dos cursos despertou seu interesse, não perca tempo e se inscreva logo! A primeira rodada de inscrições vai só até 9 de julho. Confira a descrição completa das oficinas e inscreva-se no link www.invernocultural.com.br/guia-de-oficinas.

Texto: Sarah Rodrigues
Foto: Júnior Viegas

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.