10 jul 2017

Uma forma diferente de trabalhar com imagens

 

A oficina Imagens/Pinturas/Emoção, oferecida no Inverno Cultural UFSJ, mistura pintura e colagem para trazer novas visões de mundo. Da ponta do pincel surgem obras que podem provocar emoções de todos os tipos e formas. É por meio dela que uma pessoa pode descobrir e mostrar seu modo de ver o mundo de forma mais sincera.

Desenvolvida pela pintora e professora Ana Maria Silva Oliveira, a oficina propõe uma mistura de tinta e imagens num momento de autoconhecimento. Os alunos usam colagens de imagens e fotos combinadas com um pequeno estudo sobre cores e texturas para descobrir e mostrar sua forma de ver o lugar no mundo onde eles se encontram.

A oficineira explica que “o processo do uso da colagem favorece para que o aluno utilize imagens do universo dele. Neste momento, ele receberá instruções da composição. Feito isso, passamos para a pintura, quando trabalharemos o estudo das cores misturas e texturas. O aluno usará sua emoção no envolvimento do trabalho.”

O processo já foi utilizado por outros artistas contemporâneos, como Picasso e Andy Warhol, e agora poderá ser usado pelos participantes do Inverno deste ano. “A intenção é fazer com que os participantes terminem a oficina realizados pela produção e agradecidos pelo conhecimento adquirido. É uma técnica que favorece a criação do aluno, deixando-o mais seguro”, complementa Ana Maria.

A oficina será realizada entre os dias 24 a 27 de julho no Campus Santo Antônio da UFSJ. Para garantir sua vaga, o interessado deve comparecer ao Centro Cultural UFSJ a partir do dia 13 de julho, quando estarão reabertas as inscrições (apenas presenciais).

Texto: Felipe Januário

Foto: obra de Andy Warhol

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.