11 jul 2017

Uma oficina para gostar de ler

 

Entre as oficinas especiais, Para gostar de ler traz uma proposta que dá um pequeno passo na mudança de estimativas como as apontadas na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, em 2016. Cerca de 44% da população brasileira não lê e 30% nunca compraram um livro. Essa realidade categoriza o país na 27ª posição, em meio a 30 países, no índice de Cultura Mundial, ranking que aponta distintos hábitos culturais, entre eles a leitura.

Durante a oficina serão realizadas leituras de contos e poemas de autoras como Carolina de Jesus e Conceição Evaristo, discussões e a produção de um registro, escrito, oral ou audiovisual, de acordo com o perfil dos participantes. As atividades acontecem entre os dias 24 e 27 de julho, das 18h às 20h, na Biblioteca do Campus Dom Bosco da UFSJ. Alunos do terceiro período do curso de Letras do IF Sudeste-MG, sob a orientação da professora Carolina Mafra de Sá, ministram a oficina.

Segundo a orientadora, “a ideia é criar um ambiente de cumplicidade para construir sentidos, partilhar interpretações e permitir que as obras despertem no grupo envolvido uma reflexão sobre si”. A oficina foi desenvolvida e será realizada a partir do estudo e da prática sobre formação de leitores e Letramento Literário, desenvolvido em diferentes instituições da cidade, como a Casa Lar, o Albergue Santo Antônio, a Apae e uma escola municipal.

Fique de olho: as inscrições presenciais começam na quinta-feira, 13 de julho.

Texto: Michele Carvalho

Foto: Ruzza Lage

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.